terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Projeto Doula voluntária no Hospital Herculano Pinheiro


A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.
Antigamente o nascimento humano era marcado pela presença experiente das mulheres da família: irmãs mais velhas, tias, mães e avós acompanhavam, instruíam e apoiavam a parturiente e recém mãe durante todo o trabalho de parto, o próprio parto e os cuidados com o recém-nascido.
Atualmente os partos acontecem em ambiente hospitalar e rodeado por especialistas: o médico obstetra, a enfermeira, o pediatra... cada qual com sua especialidade e preocupação técnica pertinente. O cuidado com o bem estar emocional da parturiente acabou ficando perdido em meio ao ambiente impessoal dos hospitais, tendendo a aumentar o medo, a dor e a ansiedade daquela que está dando a luz e consequentemente aumentando as complicações obstétricas e necessidade de maiores intervenções. A doula veio justamente para preencher esta lacuna, suprindo a demanda de emoção e afeto neste momento de intensa importância e vulnerabilidade. É o resgate de uma prática existente antes da institucionalização e medicalização da assistência ao parto, e que passa a ser incentivada agora com respaldo científico.
Os resultados deste apoio vêm trazendo revelações surpreendentes na redução das intervenções e complicações obstétricas, bem como facilitando o vínculo entre mãe e bebê no pós-parto.



 Os textos “O que é doula?”, “O que a doula faz?”, “O que a doula não faz?”, “Vantagens”, “Reconhecimentos e Recomendações pela OMS” e “O Ministério da Saúde recomenda o suporte da Doula” foram escritos por Ana Cristina Duarte, obstetriz (EACH-USP) e diretora do Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (GAMA). Disponível em: www.doulas.com.br. Acesso em: 20/03/2013

                                                                         Clique Aqui e Saiba Mais!

0 comentários:


 photo Slide1_zps0cabd9f4.jpg